Prevenção e tratamento

Prefeitura de Cachoeiro oferece diagnóstico e tratamento gratuito para hanseníase

Mês de janeiro é dedicado a ações de conscientização sobre a doença
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece um programa instituído de combate à hanseníase, que inclui ações educativas, busca ativa de casos desenvolvida pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhamento de pacientes ao Programa Municipal de Controle da Hanseníase para tratamento, cuja sede fica instalada na Policlínica Municipal de Saúde “Bolivar de Abreu”, no bairro Santo Antônio.

A hanseníase é uma doença contagiosa. Ela é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae e ataca a pele, as mucosas e os nervos periféricos, principalmente, com capacidade de ocasionar lesões neurais e acarretar danos irreversíveis, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Nese sentido, a Semus salienta a necessidade de atenção aos sintomas, como: manchas, em qualquer parte do corpo, sem sensibilidade para calor, frio ou dor e dormência ou formigamentos em extremidades do corpo, que podem indicar comprometimento dos nervos.

Além disso, apresentação de pavilhão auricular noduloso (caroços), dificuldade no andar e perda da força em algum membro também podem ser indicativos da doença. Diante desses sinais, é necessário buscar atendimento, primeiramente, na UBS mais próxima de casa.

Na UBS, um enfermeiro fará a avaliação inicial. Em casos suspeitos, o paciente é direcionado para a realização de exames diagnósticos.

O tratamento pode variar de seis a 12 meses e as medicações são gratuitas, oferecidas pelo SUS. Se o paciente seguir o tratamento, obedecendo ao uso dos medicamentos, deixará de disseminar os bacilos causadores da doença em poucos dias.

Janeiro Roxo

O mês de janeiro é voltado para a conscientização e o tratamento da hanseníase. Em Cachoeiro, a Semus está realizando uma série de atividades, envolvendo as 32 Unidades Básicas de Saúde em ações voltadas para o combate da doença. São palestras, orientações e exames iniciais disponíveis para a população. Confira a programação completa.