Unidade de conservação

Prefeitura doa 110 mudas para plantio na região do Itabira

Iniciativa faz parte das ações para recuperação de áreas de preservação permanente
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste mês, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb) de Cachoeiro doou 110 mudas para plantio na área do Monumento Natural do Itabira.

O objetivo é reforçar a cobertura vegetal em áreas próximas a córregos e nascentes, além de contemplar áreas sem vegetação.

São mudas de espécies nativas da mata atlântica, como ipês, aroeiras, paineira e sapucaia, que estão sendo plantadas pela associação de moradores da comunidade do Itabira.

“Essa iniciativa integra as nossas ações de recuperação de áreas de preservação permanente e de fragmentos florestais nessa unidade de conservação que é um dos mais importantes patrimônios naturais do nosso município”, frisa Andressa Colombiano, coordenadora executiva de Meio Ambiente da Prefeitura.

A doação das mudas foi uma das ações promovidas pela Semurb para comemorar, ao longo do mês, o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) em Cachoeiro. A programação também contou com coleta de lâmpadas e óleo de cozinha usado para reciclagem, oficina de compostagem, atividades de educação ambiental em escolas, feira de adoção de cães e limpeza de córrego.