Prefeitura e governo estadual debatem ações para atrair empresas para Cachoeiro

A atração de novos negócios para Cachoeiro foi tema de reunião entre o prefeito Victor Coelho e o secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Marcelo Martins Altoé, nesta quinta-feira (6).

O objetivo do encontro foi a discussão sobre medidas para o fortalecimento do ambiente de negócios e atração de novas empresas para o interior capixaba, por meio da parceria com o Governo do Estado.

Dentre as ações estão a identificação de áreas no município capazes de abrigar novas indústrias e a concessão de benefícios fiscais – ambas com a finalidade de estimular novas indústrias a se fixarem em Cachoeiro, e, consequentemente, contribuírem com a geração de mais emprego e renda no município.

Durante o encontro, o secretário Marcelo Altoé destacou que Cachoeiro é uma das cidades aptas a receberem os incentivos estaduais, em especial, devido às características promissoras tanto nas áreas de localização geográfica e logística, quanto aos avanços em mobilidade, tecnologia e infraestrutura, resultado de investimentos municipais e estaduais nos últimos anos.

“A Secretaria de Estado da Fazenda tem feito esse trabalho de dialogar com os municípios capixabas sobre o funcionamento da concessão de incentivos fiscais pelo Estado na atração dos investimentos, e Cachoeiro, como polo no sul do Estado, tem um papel fundamental para a ampliação do bolsão de desenvolvimento na região e atração de novas indústrias”, afirma Altoé.

Victor Coelho destacou a importância da parceria entre Cachoeiro e o Governo do Estado. “Já conseguimos muitos avanços, em especial, na gestão fiscal e financeira do município, além dos investimentos em infraestrutura e logística. O nosso objetivo é trazer novas empresas que vão trazer mais desenvolvimento para a nossa região, o que inclui melhoria na geração de emprego e renda”, explicou o prefeito.

Por que investir em Cachoeiro?

Vice-líder em competitividade no Espírito Santo, atrás apenas da capital Vitória, Cachoeiro de Itapemirim reúne uma série de atributos desejados pelos investidores e segue trabalhando firme, com planejamento e responsabilidade, para atrair empreendimentos de todos os tipos e portes.

Investimentos em infraestrutura

A Prefeitura tem investido fortemente em infraestrutura, um dos principais fatores para atração de investimentos privados. Em parceria com o governo estadual, toca o maior pacote de investimentos públicos da história do município: mais de meio bilhão de reais em obras de urbanização e melhorias em áreas como saúde, mobilidade e educação.

Incentivos fiscais

Cachoeiro tem um programa de concessão de incentivos fiscais (lei 7.692/2019 e decreto 28.750/2019) para atividades econômicas e geração de empregos. Isenção e redução de impostos e taxas estão entre os benefícios concedidos a quem investe no município.

Plano Diretor e desburocratização

Maior polo de processamento de rochas ornamentais das Américas e centro regional de serviços e comércio, Cachoeiro acaba de atualizar seu Plano Diretor Municipal (PDM), o que contribuiu para desburocratizar a abertura e instalação de indústrias e empresas.

Outra importante medida desburocratizante é a dispensa de alvarás e licença para mais de 500 atividades econômicas, o que coloca o município entre as cidades brasileiras com maior número de atividades dispensadas.

Localização estratégica

Com localização privilegiada, Cachoeiro está perto de rodovias, portos e da capital Vitória (136 km). Em breve, será beneficiada com investimentos na atividade portuária no litoral sul-capixaba e na ampliação do aeroporto municipal, que passará a operar com voos comerciais.

Credibilidade e reconhecimento

Cachoeiro também é sinônimo de credibilidade, estabilidade e tranquilidade para os investidores, qualidades conquistadas com gestão fiscal responsável e transparência pública reconhecidas nacionalmente.

Pelo sexto ano consecutivo, o município é nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) feita pela Secretaria do Tesouro Nacional. No Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, do mesmo órgão federal, é primeiro lugar no ES.

É, ainda, um dos mais transparentes do estado e, ano a ano, evolui no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil.