Local provisório

Sorteio define espaços no Mercado da Pedra para comerciantes do Shopping Popular

Processo foi realizado no auditório da escola "Zilma Coelho Pinto"
Foto: Patricia Pim/PMCI

Com a proximidade da desativação do Shopping Popular em virtude das obras macrodrenagem no centro de Cachoeiro, os comerciantes que atuam no local participaram, na quinta-feira (11), do sorteio público que definiu o espaço que cada um ocupará no Mercado da Pedra, prédio que abrigará, de forma provisória, os trabalhadores.

Os mais de 20 boxes, divididos entre estruturas simples e duplas, com vagas para um e dois vendedores, respectivamente, foram sorteados no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários.

O processo foi conduzido pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável (Semurb), e, para mais transparência, contou com a participação dos próprios comerciantes na retirada dos números que atribuíram os trabalhadores aos seus respectivos boxes. Também houve transmissão on-line, e a gravação pode ser assistida pelo canal oficial da Semurb no YouTube.

Na próxima semana, a lista completa com o resultado do sorteio será publicada no Diário Oficial do Município e, em seguida, os comerciantes serão convocados para a assinatura dos termos de permissão de uso dos espaços que serão disponibilizados no Mercado, medida que visa dar segurança jurídica aos ocupantes do local.

A realização do sorteio foi a forma que os comerciantes escolheram, em reunião na semana passada, para definição de como os boxes serão ocupados.

“Estamos conduzindo esse processo com muito zelo, transparência e, principalmente, diálogo com os comerciantes. Precisamos desativar o Shopping Popular em nome do interesse público e coletivo, para uma obra fundamental para a cidade, mas estamos fazendo tudo o que é possível para garantir boas condições para que esses trabalhadores possam dar continuidade às suas atividades”, ressalta o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável, Alexandro da Vitória.

Espaço está sendo preparado para receber os trabalhadores

No Mercado da Pedra, a instalação das estruturas para receber os comerciantes está em fase final. O tradicional prédio da rua Bernardo Horta foi escolhido pelos próprios trabalhadores como local provisório para desenvolverem suas atividades.

Por que é necessário desativar o Shopping Popular?

O Shopping Popular fica na rua Cesar Missi, uma das vias da área central da cidade abrangidas pelas obras de macrodrenagem da Linha Vermelha. No local serão instaladas as maiores peças de galeria pluvial (com dimensões de 3m por 3m) da nova rede, conectando-a ao rio Itapemirim, destino de toda a água captada pelo sistema. Em função do grande porte da intervenção, será necessário desfazer a estrutura do shopping.

Enquanto estiverem, provisoriamente, no Mercado da Pedra, os comerciantes vão poder participar da construção da proposta de um espaço definitivo para a categoria, a ser inserido na revitalização urbanística que a região central receberá, como parte do pacote da macrodrenagem.