Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

Gerência de Apoio a Indústria, Comércio e Serviços

A Gerência de Apoio à Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável, fomentando o crescimento e a diversificação dos setores industriais, comerciais e de serviços na cidade. Por meio de estratégias e ações integradas, a gerência busca fortalecer a economia local, gerar empregos e proporcionar melhores condições de vida para a população.

Cenário Econômico de Cachoeiro de Itapemirim: Cachoeiro de Itapemirim é conhecida como a “Capital Secreta do Mundo” devido à sua importância no setor de rochas ornamentais, sendo um dos maiores polos de extração e beneficiamento desse material no Brasil.

• Indústria de Rochas Ornamentais: A cidade destaca-se nacionalmente na produção e exportação de rochas ornamentais, sendo responsável por uma significativa parcela do mercado. A Gerência trabalha em parceria com as empresas do setor, visando fortalecer a competitividade e a sustentabilidade ambiental.
  • Comércio: Cachoeiro de Itapemirim possui um comércio diversificado, com destaque para o varejo. A Gerência busca promover a modernização e a capacitação dos comerciantes locais, incentivando a oferta de produtos e serviços de qualidade.
  • Serviços: A prestação de serviços é um pilar importante na economia da cidade. A Gerência busca criar condições favoráveis para o crescimento dos setores de serviços, promovendo a inovação e a qualificação profissional.