Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

Indicadores de Desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim

Evolução no orçamento de R$ 403 milhões (2017) para R$ 810 milhões (2022)

• Em um período de cinco anos, o orçamento municipal evoluiu, significativamente, saindo de R$ 403 milhões, em 2017, para R$ 810 milhões em 2022. Essa expansão reflete o crescimento econômico e o investimento em projetos para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Cachoeiro de Itapemirim está em 1° lugar dentre os municípios capixabas no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

• O compromisso com a excelência, na gestão contábil e fiscal, coloca Cachoeiro em 1° lugar, entre os municípios capixabas, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, publicado, em 2022, pelo Tesouro Nacional. Além disso, ocupa a 13° posição na colocação geral do Brasil.

2º lugar, no ES, e 30º, no Brasil, em ranking de transparência pelo TCU

• A cidade conquistou o 2º lugar, no Espírito Santo, e o 30º, no Brasil, em um ranking de transparência, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Esse resultado explicita o empenho da gestão em fornecer informações claras e acessíveis ao público.

5º lugar, no ES, e 11º, no Brasil, no índice de governança municipal

• Com um índice de governança municipal que o coloca em 5º lugar, no Espírito Santo, e em 11º lugar, no Brasil, Cachoeiro mostra o compromisso com uma gestão pública eficiente e voltada para o desenvolvimento da cidade.

Cachoeiro de Itapemirim é nota 9,7 na escala Brasil Transparente (EBT)

• A cidade alcançou nota 9,7 na avaliação 360° da transparência pública da Controladoria-Geral da União (CGU). Essa conquista legitima o compromisso da gestão em promover a transparência e a prestação de contas aos cidadãos. A média nacional dos municípios é de 6,86 e a dos estados é de 8,84.

Destaque em transparência pública e gestão fiscal

• O município continua se destacando em transparência pública, alcançando a classificação “Ouro”, com a nota 88,10, na avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil (Atricon).

11º em urbanismo, no país, segundo o Ranking Connected Smart Cities da Urban Systems

• Cachoeiro destaca-se em urbanismo, ocupando a 11ª posição no Ranking Connected Smart Cities da Urban Systems. Isso demonstra o compromisso da cidade em planejar e desenvolver espaços urbanos inteligentes e conectados

37º cidade mais inteligente do país no Ranking Connected Smart Cities da Urban Systems

• O esforço em promover a inovação e a inteligência urbana coloca Cachoeiro como a 37ª cidade mais inteligente do Brasil, conforme o Ranking Connected Smart Cities da Urban Systems.

Protocolo Eletrônico

• O Protocolo Eletrônico possibilita que todos os processos ambientais e urbanísticos possam ser protocolizados, eletronicamente, via site da PMCI, dispensando a presença pessoal do requerente e de seu profissional na SEMURB, agilizando os trâmites procedimentais. –

Atendimento por WhatsApp

• O Atendimento por WhatsApp viabiliza o atendimento virtual, para sanar dúvidas dos munícipes quanto aos procedimentos urbanísticos e ambientais, permitindo a solução de dúvidas de forma mais eficiente e assertiva.

Avanços na mobilidade urbana

• O Plano de Mobilidade Urbana foi atualizado, ratificando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e melhorias no transporte urbano.

PRC – Programa de Regularização de Construções

• Com o PRC – Programa de Regularização de Construções, com base na Lei nº 7987/2022, imóveis construídos ou ampliados em desacordo coma legislação municipal, agora, podem ser regularizados de forma mais simples e ágil.

Incentivos para atração de investimentos

• A cidade oferece incentivos fiscais, como isenção sobre impostos – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU); redução de até 50% na alíquota sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e isenção sobre ISSQN para casos específicos, O prazo de fruição do benefício pelas empresas é de 5 anos.
  • Outra vantagem, garantida pela lei, é a de que os processos administrativos de licenciamento ambiental, sanitário, de obras e cadastro mobiliário, dentre outros referentes aos empreendimentos beneficiários, terão tramitação prioritária nos órgãos da administração direta e indireta do município.

Destaque no setor de rochas ornamentais e mineração

• Conhecida como a “Capital do Mármore”, Cachoeiro de Itapemirim é referência no beneficiamento de rochas ornamentais. Junto com outros municípios da região, compõe o mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais do Brasil, sendo o 2º maior polo industrial do mundo no setor.

Empreendimentos de grande porte instalados em Cachoeiro

• A cidade abriga diversas cooperativas, indústrias de mármore e granito – Marbrasa, Pettrus, Angramar, Decolores etc; faculdades – Multivix, São Camilo-ES etc; hospitais – Evangélico, Unimed e HIFA; empresas de atacado e varejo – Open Perim, Sempre Tem etc; cooperativas de crédito – Sicoob e Sicredi; loteamentos – Paradise Hills e Liberdade; e condomínios – Smart Living e Vista Paraíso.
  • Além disso, há o Aeroporto Municipal e os Galpões de São Joaquim – área industrial.