Secretaria de Cultura e Turismo

Bienal Rubem Braga

Criada em 2006 em Cachoeiro, a Bienal Rubem Braga já teve sete edições realizadas, alcançando o posto de maior evento literário do Espírito Santo. É realizada a cada dois anos, oferecendo gratuitamente uma ampla programação com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações teatrais e performáticas, exposições artísticas, contação de histórias, feira do livro e shows. O evento se destaca por sempre ter como convidados artistas e escritores de renome nacional e internacional.

Nos períodos de não realização do evento, a Semcult promove atividades pré-Bienal, de modo a alicerçar a programação da feira com ações permanentes da secretaria. Entre essas atividades estão o Projeto Pé de Livros, o Livro Virtual Nas Asas da Borboleta Amarela e o Encontro de Literatura Fantástica.

Festa Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Idealizada nos anos 1930 pelo escritor Newton Braga, a Festa Municipal de Cachoeiro de Itapemirim é o mais tradicional evento público da cidade. É realizada em junho, sendo o dia 29 – Dia de São Pedro, padroeiro de Cachoeiro – considerado feriado municipal. Entre as atrações da festa estão recepção e homenagem ao Cachoeirense Ausente N 1 e Cachoeiro Presente N 1 do ano, Baile de Gala, Corrida de São Pedro, Encontro dos Amigos da Praça Vermelha e programação cultural e de lazer no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.

A Semcult é responsável por organizar a festa, contando com apoio e parceria de outras secretarias municipais.

Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim

O Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim (Facci) promove apresentações teatrais e performáticas de companhias locais e de outros estados brasileiros no município. As encenações ocorrem em espaços diversos da cidade, como Teatro Municipal Rubem Braga, Praça de Fátima e praça Jerônimo Monteiro. Já foram realizadas sete edições do festival, que foi retomado em 2018 após alguns anos sem ser promovido.

Semana do Rei

A Semana do Rei acontece todos os anos na semana em que se comemora o aniversário do mais ilustre “filho” de Cachoeiro, o cantor e compositor Roberto Carlos (19 de abril). Ao longo da semana, são realizadas diversas atividades culturais e artísticas alusivas à data na Casa de Cultura Roberto Carlos e em outros espaços públicos do município. Um dos destaques da programação é o Giro Gastronômico, no qual diversos restaurantes da cidade servem pratos especiais nomeados com músicas que fizeram sucesso na voz do cantor.

Semana da Criança

A Semana da Criança é realizada no período que contempla o Dia das Crianças, em 12 de outubro. O evento é realizado na Praça de Fátima, na avenida Beira Rio, e conta com ampla programação cultural e de entretenimento gratuita voltada para o público infantojuvenil. Dentre as atividades estão Contação de Histórias, teatro infantojuvenil e de animação, interação com cosplayers e realização de brincadeiras diversas.