Secretaria de Cultura e Turismo

Visite nossos centros culturais

Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva

A Biblioteca Pública Municipal foi criada oficialmente em 17 de junho de 1944. Porém, somente recebeu o nome “Major Walter dos Santos Paiva” em 26 de julho de 1965, em homenagem ao militar que doou várias obras para o acervo com o objetivo de incentivar a educação e a cultura.

Atualmente instalada na Casa da Memória, imóvel construído em 1920, a biblioteca reúne vários títulos, entre obras literárias e enciclopédias, coleções, livros didáticos, revistas e periódicos que compõem o setor de pesquisa.

Ficha de cadastro:
Para requerer a carteirinha digital e realizar empréstimos na Biblioteca Municipal é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (em caso de menor de idade que não tenha documento de identidade), CPF e um comprovante de residência atualizado. O leitor também precisa ser morador de Cachoeiro.

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 118 – Centro. CEP: 29300-100
Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira 9h às 15h
Telefone: (28) 3155-5272

Casa de Cultura Roberto Carlos

A casa onde o cantor e compositor Roberto Carlos Braga passou seus primeiros anos de vida apresenta a arquitetura original e uma parte da história do maior artista da Música Popular Brasileira. Atualmente, a Casa de Cultura Roberto Carlos expõe um acervo de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que fizeram parte da trajetória do cantor, recebendo, anualmente, milhares de fãs, curiosos e admiradores do Brasil e do mundo. O espaço também é utilizado para eventos culturais e oficinas de música.

Endereço: Rua João de Deus Madureira, s/n, Bairro Recanto
Horário de funcionamento: de Terça à Sábado de 09h às 18h. Segunda e domingo com agendamento
Telefone: (28) 3155-5257
E-mail: semcult.casadeculturarobertocarlos@cachoeiro.es.gov.br / semcult.turismo@cachoeiro.es.gov.br

Casa do Capoeira Mestre Salatiel

Conhecido como “Casa do Capoeira”, o Centro Cultural Mestre Salatiel tem como missão difundir e preservar a memória imaterial da cultura popular e do folclore em Cachoeiro. O foco principal das ações é a capoeira, mistura de arte marcial, esporte, manifestação popular e música desenvolvida por descendentes de escravos africanos no Brasil.

Endereço: Rua Reinaldo Machado, s/n – Recanto. CEP: 29303-011
Horário de funcionamento: de segunda- feira a sexta-feira, 9h às 15h.
Telefone: (28) 3155-5334
E-mail: semcult.casadocapoeiramestresalatiel@cachoeiro.es.gov.br / zeator@hotmail.com

Casa dos Braga

Construído em 1906, o casarão em estilo colonial português da rua Vinte e Cinco de Março foi adquirido em 1913 pelo Coronel Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade e patriarca da influente Família Braga. Dois de seus sete filhos com Rachel Coelho Braga se tornaram personalidades reconhecidas por suas atividades literárias e jornalísticas: Newton e Rubem Braga – este último, considerado o maior cronista do Brasil. Atualmente, o espaço interno da Casa, no segundo piso, funciona como museu, apresentando duas exposições:

“Minha Cidade, Minha Casa” – mostra de mobiliário da Coleção Anna Graça Braga, que retrata o período de 1910 a 1958, época de eferverscência cultural em que a Família Braga era referência social e cultural em Cachoeiro.

“Rubem Braga e seus Amigos Artistas” – exposição de obras de arte de artistas importantes, como Cândido Portinari, e que aborda a relação de amizade de Rubem Braga com esses artistas.

No primeiro piso do imóvel ficam um quintal, transformado na Praça da Poesia, e o porão do casarão. Nesses espaços, são realizadas atividades literárias e culturais diversas, como leituras dramáticas, contação de histórias, oficinas culturais e encontros para literatura comentada das obras de Newton e Rubem Braga.

A Casa oferece visita guiada bilíngue.

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 184 – Centro. CEP: 29300-100
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Telefone: (28) 3155-5258
E-mail: casadosbraga.cachoeiro@gmail.com / quelgariolli@gmail.com

Circo da Cultura

Localizado na Praça de Fátima, o Circo da Cultura oferece oficinas culturais e atividades de entretenimento diversas, como aulas de capoeira. Destaca-se também o projeto Domingo na Praça, uma opção de entretenimento para as famílias cachoeirenses aos fins de semana, que tem como atrações apresentações culturais e resgate de brincadeiras tradicionais.

Endereço: Praça de Fátima – Avenida Beira Rio, 1 – Guandu. CEP: 29300-300
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
Telefone: (28) 3155-5309
E-mail: semcult.circodacultura@cachoeiro.es.gov.br

Museu Ferroviário Domingos Lage

Localizado no Centro da cidade, na antiga Estação Ferroviária, o Museu Ferroviário Domingos Lage mantém as características originais da construção de 1903. O Armazém 1 abriga um pequeno acervo das atividades ferroviárias do município, com registros fotográficos, documentos, móveis e objetos, tendo como atração principal um torno de fabricação inglesa datado de 1930. O 2º andar é dedicado a exposições temáticas, principalmente de escolas e aulas de dança.

Endereço: Estação Ferroviária – Rua Coronel Francisco Braga, 71 – Guandu. CEP: 29300-220
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefone: (28) 3155-5691
E-mail: danilo.semcult@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/museuferroviariocaxu/

Centro Cultural Pracinha de Cultura Sérgio Sampaio

A Pracinha da Cultura, programa do extinto Ministério da Cultura (MinC) que atualmente está sob os cuidados do MTUR, em parceria com órgãos federais e estaduais, é um espaço de promoção de atividades físicas, ações culturais, práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais, qualificação profissional, inclusão digital e prevenção da violência.

Endereço: localizado entre os logradouros Rua Apóstolo Mateus, Avenida Ruy Pinto Bandeira, Rua Apóstolo Matias e Raul Gelson Dias dos Santos, no Bairro Ruy Pinto Bandeira
Funcionamento: 09h às 15h
Telefone: (28) 3155-5309
E-mail: semcult@cachoeiro.es.gov.br

Sala de Exposições Levino Fanzeres

A Sala de Exposições Levino Fanzeres está localizada na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, funcionando como um espaço para ações culturais e artísticas dinâmicas que contribuem para a circulação de novas obras artísticas em Cachoeiro. Inaugurada em 2005, a galeria foi batizada com o nome de um pintor, desenhista, gravador e decorador de grande importância na cultura brasileira nascido em Cachoeiro em 1884.

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 118 – Centro. CEP: 29300-100
Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feiras, das 09h às 15h
Telefone: (28) 3155-5691
E-mail: salalevinofanzeres@gmail.com

Teatro Municipal Rubem Braga

Inaugurado no ano 2000, o Teatro Municipal Rubem Braga é o principal espaço para a realização de peças teatrais e apresentações artísticas diversas em Cachoeiro. Com ampla programação durante todo o ano, o espaço tem capacidade para 292 pessoas.

Endereço: Rua Joaquim Vieira, 237 – Guandu. CEP: 29300-784
Funcionamento: temporariamente fechado
Telefone: (28) 3155-5379
E-mail: teatromrubembraga@gmail.com