Secretaria de Cultura e Turismo

Visite nossos centros culturais

Casa dos Braga

Construído em 1906, o casarão em estilo colonial português da rua Vinte e Cinco de Março foi adquirido em 1913 pelo Coronel Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade e patriarca da influente Família Braga. Dois de seus sete filhos com Rachel Coelho Braga se tornaram personalidades reconhecidas por suas atividades literárias e jornalísticas: Newton e Rubem Braga – este último, considerado o maior cronista do Brasil. Atualmente, o espaço interno da Casa, no segundo piso, funciona como museu, apresentando duas exposições:

“Minha Cidade, Minha Casa” – mostra de mobiliário da Coleção Anna Graça Braga, que retrata o período de 1910 a 1958, época de eferverscência cultural em que a Família Braga era referência social e cultural em Cachoeiro.

“Rubem Braga e seus Amigos Artistas” – exposição de obras de arte de artistas importantes, como Cândido Portinari, e que aborda a relação de amizade de Rubem Braga com esses artistas.

No primeiro piso do imóvel ficam um quintal, transformado na Praça da Poesia, e o porão do casarão. Nesses espaços, são realizadas atividades literárias e culturais diversas, como leituras dramáticas, contação de histórias, oficinas culturais e encontros para literatura comentada das obras de Newton e Rubem Braga.

A Casa oferece visita guiada bilíngue.

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 184 – Centro | CEP: 29300-100
Funcionamento:
Museu: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18; sábados e feriados, das 9h às 15h.
Praça da Poesia para atividades literárias e culturais: agendamento prévio
Telefone: (28) 3155-5258
E-mail: semcult.casadosbraga@cachoeiro.es.gov.br

Circo da Cultura

Localizado na Praça de Fátima, o Circo da Cultura oferece oficinas culturais e atividades de entretenimento diversas, como aulas de zumba e ensaios de Hip Hop. Destaca-se também o projeto Domingo na Praça, uma opção de entretenimento para as famílias cachoeirenses aos fins de semana, que tem como atrações apresentações culturais, resgate de brincadeiras tradicionais e opções de leitura variadas para adultos e crianças na Geloteca (pequena biblioteca feita com uma geladeira inutilizada) e na Revisteca.

Endereço: Praça de Fátima – avenida Beira Rio, 1 – Guandu | CEP: 29300-300
Atividades:
Terça e quinta-feira: a partir das 20h
Sábado: a partir das 10h.
Domingo: 9h30 às 11h30
Telefone: (28) 3155-5331
E-mail: semcult.circodacultura@cachoeiro.es.gov.br

Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva

A Biblioteca Pública Municipal foi criada oficialmente em 17 de junho de 1944. Porém, somente recebeu o nome “Major Walter dos Santos Paiva” em 26 de julho de 1965, em homenagem ao militar que doou várias obras para o acervo com o objetivo de incentivar a educação e a cultura.
Atualmente instalada na Casa da Memória, imóvel construído em 1920, a biblioteca reúne cerca de 15 mil títulos, dentre obras literárias e enciclopédias, coleções, livros didáticos, revistas e periódicos que compõem o setor de pesquisa.

Ficha de cadastro:
Para requerer a carteirinha digital e realizar empréstimos na Biblioteca Municipal é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (em caso de menor de idade que não tenha documento de identidade), CPF e um comprovante de residência atualizado. O leitor também precisa ser morador de Cachoeiro.

Endereço: Casa da Memória – Rua Vinte e Cinco de Março, 118 – Centro. CEP: 29300-100
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefone: (28) 3155-5272

Museu Ferroviário Domingos Lage

Localizado no Centro da cidade, na antiga Estação Ferroviária, o Museu Ferroviário Domingos Lage mantém as características originais da construção de 1903. O Armazém 1 abriga um pequeno acervo das atividades ferroviárias do município, com registros fotográficos, documentos, móveis e objetos, tendo como atração principal um torno de fabricação inglesa datado de 1930. O Armazém 2 abriga o CIT (Centro de Informações ao Turista) e o 2º andar é dedicado a exposições temáticas, principalmente de escolas e aulas de dança.

Endereço: Rua Coronel Francisco Braga, s/n (antiga Estação Ferroviária) – Guandu. CEP: 29300-220
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado das 07h30 às 13h30; fechado aos domingos e feriados
Telefone: (28) 3155-5691
Facebook: https://www.facebook.com/museuferroviariocaxu/

Casa de Cultura Roberto Carlos

A casa onde o cantor e compositor Roberto Carlos Braga passou seus primeiros anos de vida apresenta a arquitetura original e uma parte da história do maior artista da Música Popular Brasileira. Atualmente, a Casa de Cultura Roberto Carlos expõe um acervo de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que fizeram parte da trajetória do cantor, recebendo, anualmente, milhares de fãs, curiosos e admiradores do Brasil e do mundo. O espaço também é utilizado para eventos culturais e oficinas de música.

Endereço: Rua João Madureira de Deus, 122-148 – Recanto. CEP: 29303-045
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 15h.
Telefone: (28) 3155-5257
E-mail: semcult.casadeculturarobertocarlos@cachoeiro.es.gov.br

Centro Cultural Mestre Salatiel

Conhecido como “Casa do Capoeira”, o Centro Cultural Mestre Salatiel tem como missão difundir e preservar a memória imaterial da cultura popular e do folclore em Cachoeiro. O foco principal das ações é a capoeira, mistura de arte marcial, esporte, manifestação popular e música desenvolvida por descendentes de escravos africanos no Brasil.

Endereço: Rua Reinaldo Machado, s/n – Recanto | CEP: 29303-011
Horário de funcionamento: agendamento prévio
Telefone: 3155-5331
E-mail: semcult.casadocapoeiramestresalatiel@cachoeiro.es.gov.br

Sala de Exposições Levino Fanzeres

A Sala de Exposições Levino Fanzeres está localizada no primeiro piso do Palácio Bernardino Monteiro, funcionando como um espaço para ações culturais e artísticas dinâmicas que contribuem para a circulação de novas obras artísticas em Cachoeiro. Inaugurada em 2005, a galeria foi batizada com o nome de um pintor, desenhista, gravador e decorador de grande importância na cultura brasileira nascido em Cachoeiro em 1884 – algumas de suas obras podem ser vistas no Palácio.

Endereço: Palácio Bernardino Monteiro – Praça Jerônimo Monteiro, 28 – Centro. CEP: 29300-170
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados)
Telefone: (28) 3155-5331
E-mail: semcult.salalevinofanzeres@cachoeiro.es.gov.br

Teatro Municipal Rubem Braga

Inaugurado no ano 2000, o Teatro Municipal Rubem Braga é o principal espaço para a realização de peças teatrais e apresentações artísticas diversas em Cachoeiro. Com ampla programação durante todo o ano, o espaço tem capacidade para 292 pessoas.

Endereço: Rua Joaquim Vieira, s/n – Guandu. CEP: 29300-784
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 8h às 18h (atendimento ao público)
Telefone: (28) 3155-5379
Site: http://teatromunicipalrubembraga.com.br