Mais qualidade

Novos aparelhos de exames auditivos e ultrassom na rede municipal de saúde

Aparelhos funcionarão na Policlínica Municipal e na Casa Rosa, que está em construção
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) adquiriu quatro novos equipamentos para a rede de atendimento público do município: para exame BERA; para audiometria e dois aparelhos de ultrassonografia. O investimento total foi de R$ 364.850, realizado a partir de recuperação de saldos remanescentes de emendas parlamentares.

O exame BERA, também conhecido como Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (PEATE), é utilizado, principalmente, para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém-nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como Síndrome de Down.

A audiometria, por sua vez, avalia a capacidade da pessoa para ouvir e decifrar sons. A partir desse exame, é possível detectar possíveis mudanças ou alterações auditivas, permitindo orientar o paciente sobre as formas preventivas e tratamentos adequados para cada tipo de perda auditiva.

Já a ultrassonografia é um exame de imagem que serve para visualizar, em tempo real, qualquer órgão ou tecido do corpo. Bastante utilizado em gestantes, serve para quaisquer pacientes adultos ou pediátricos, auxiliando no diagnóstico de infecções como a apendicite; doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos; cálculos na vesícula e nos rins; bem como lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem.

O exame BERA, a audiometria e um dos aparelhos de ultrassom foram instalados na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. O segundo aparelho de ultrassonografia será destinado ao novo Centro de referência em saúde para mulheres de Cachoeiro, que está em fase de obras.

“Os novos equipamentos se somam às demais aquisições que fizemos, recentemente, contribuindo para que a rede municipal de saúde ofereça serviços cada vez mais sofisticados para a população de Cachoeiro”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“A recuperação de saldos remanescentes de emendas parlamentares para a aquisição desses aparelhos mostra que a gestão municipal está empenhada na racionalização do uso dos recursos públicos, de modo a proporcionar aos moradores serviços públicos de qualidade”, completa o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Outras entregas recentes na Saúde

Em janeiro, a Prefeitura de Cachoeiro fez a entrega de três novas ambulâncias para suporte aos atendimentos do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Marbrasa e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

O PPG também ganhou um novo aparelho de raio-x digital e as unidades municipais de pronto atendimento receberam novos equipamentos, como bombas de infusão, monitores cardíacos multiparamétricos e eletrocardiógrafos.

Já o serviço odontológico da rede municipal de saúde passou a contar com dois consultórios portáteis para atendimentos domiciliares de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção.