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Ipaci teve ganho de capital em 2017

Publicada em 18 de janeiro de 2018

Instituto recebe auditoria fiscal do Ministério da Fazenda, procedimento rotineiro que favorece transparênciaInstituto recebe auditoria fiscal do Ministério da Fazenda, procedimento rotineiro que favorece transparência

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) conseguiu rentabilidade em seus investimentos no mercado financeiro superior à meta atuarial. De dezembro de 2016 a dezembro de 2017, o dinheiro aplicado do órgão saltou de R$ 157.564.327,64 para R$ 194.584.143,42, resultando em um significativo aumento de capital.

No mesmo período, o valor dos bens imóveis administrados pelo instituto saltou de R$ 15.616.553,77 para R$ 22.334.778,90. A valorização se deu após um trabalho de reavaliação dos imóveis, sendo que a cifra tende a aumentar, uma vez que três dos oito bens da autarquia ainda serão reavaliados.

Os dados constam em relatório anual do Ipaci, que é responsável pelas operações de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo do município. O texto aponta ainda outras ações relevantes do instituto no ano passado, o que inclui investimento na capacitação de seus conselheiros e no aprimimoramento dos processos de avaliação de investimentos feitos, bem como prospecção de novos.

Os novos membros do Conselho Previdenciário do Ipaci para o biênio 2017/2019 foram empossados em maio, após votos de 472 eleitores. Pouco após a posse, eles participaram de um curso de capacitação em Seguridade Social, Previdência Social e temas relevantes.

Além disso, uma palestra sobre Reforma da Previdência foi realizada em abril, direcionada a todos os servidores da prefeitura, para debater e esclarecer dúvidas a respeito das medidas propostas na PEC 282, do Governo Federal. O evento também serviu para esclarecer questões a respeito das eleições do Conselho Previdenciário.

Os diretores, gerentes e coordenadores do Ipaci também debateram o Planejamento Estratégico do Instituto para 2018/2022 e designaram os servidores responsáveis pela confecção do relatório, a ser divulgado em breve. Trata-se de um requisito obrigatório para adequação ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), que visa incentivar os regimes próprios a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária. Assim, a pretensão é melhorar o desempenho do instituto, identificar os pontos fortes e fracos, corrigir as linhas de ações e estabelecer as metas para alcançar todos os objetivos.

Pagamentos da prefeitura e da Câmara

A prefeitura de Cachoeiro fez em dezembro um pagamento de R$ 13.655.513,08 ao Ipaci referente a obrigações previdenciárias de 2016 vencidas, além de um aporte financeiro relativo ao exercício de 2017. A Câmara Municipal de Cachoeiro também fez uma transferência de R$ 596.204,85 para o instituto relativa ao aporte financeiro do ano passado.

"Foi um ano muito positivo para o Ipaci, no qual conseguimos realizar diversas ações para elevar ainda mais o superávit do instituto. O envolvimento dos servidores também foi fundamental, pois o órgão representa os olhos e ouvidos dos que trabalham no serviço público”, afirma a presidente executiva do Ipaci, Cleuzei Miranda Smarzaro Moreira.

Transparência

O Ipaci está recebendo, desde dezembro, auditoria fiscal do Ministério da Fazenda, procedimento realizado a cada quatro anos, exigido a todos os institutos que têm RPPS. Os auditores da Receita Federal verificam as planilhas contábeis, legislação, aplicações financeiras, folhas de pagamento, contratos e outros. Eles têm acesso a todos os documentos, sistemas e informações relacionados ao instituto.

"Muito nos alegram e estimulam as auditorias dos Ministérios da Fazenda, da Previdência, do Tribunal de Contas do Estado e outras. Assim, temos a certeza de que estamos no rumo certo. É uma oportunidade de dar transparência às nossas ações, corrigir possíveis falhas e estabelecer novos projetos de desenvolvimento”, comenta Cleuzei.

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