Coordenadoria Executiva de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes

CHICS, segundo o IBRACHICS: “é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain”.



PMCI em parceria com IBRACHIS


ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE CIDADES INTELIGENTES

O Plano Diretor Cachoeiro CHICS tem por objetivo orientar a administração municipal sobre as iniciativas a serem implementadas no município para se tornar uma CHICS, adotando como suporte um Governo Digital e uma Governança Criativa, Empreendedora, Inteligente e Inovadora (Governança CriEm2i), desenvolvida pelo IBRACHICS.

É o principal polo de pesquisas e desenvolvimento de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis da América Latina.

Com uma equipe de profissionais reconhecidos internacionalmente, atua nas cidades de maneira multissetorial integrada, com foco simultâneo nas suas cinco camadas:

  • Pessoas: educação, letramento digital e treinamentos.
  • Subsolo: galerias técnicas, sensorização.
  • Solo: urbanismo, mobilidade, construções sustentáveis.
  • Infraestrutura Tecnológica: iluminação pública inteligente, fibra ótica, centro de operações da cidade.
  • Governança: empreendedora, inteligente e inovadora, com apoio de Plataformas Inteligentes de Gestão da Cidade.

É um modelo completo, com início, meio e fim. É um modelo escalável que vai sendo feito passo a passo com as prefeituras, respeitando suas capacidades financeiras.

ETAPA 1
Preparação, Planejamento e Estruturação do Projeto e dos Trabalhos.

No fim de abril, foi concluída a primeira etapa do projeto Cachoeiro CHICS, realizado pela empresa especializada na elaboração e implantação do plano diretor de governo digital e cidades Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável, a fim de atender ao Decreto Municipal n° 31.448, de 08 de março de 2022, que criou o Programa de Cachoeiro de Itapemirim Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável – CHICS e instituiu o Comitê Gestor de Cachoeiro CHICS, ambos com iniciativas priorizadas e respectivas estimativas de custos a serem implementadas com visão em 2030, ano de referência da Agenda 2030 da ONU e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entregas realizadas: Plano de Trabalho contendo atividades a serem realizadas e respectivas entregas, cronograma de execução do projeto e alocação das equipes.

Foi formada a UGM – Unidade Gestora Municipal, responsável pela interoperabilidade entre as secretárias da Prefeitura, possibilitando a troca de informações e compartilhamento de ideias, o que auxiliará na realização da próxima etapa do projeto.

ETAPA 2
Definição do Modelo de Governo Inteligente e Inovador construindo Valor Público e das Estratégias de Governo Digital.

Através das reuniões da UGM, foi possível elaborar uma visão de futuro, bem como a matriz SWOT e estratégias que serão utilizadas para implantação do Plano Diretor CHICS.

Entregas realizadas: Foram definidos os dados que compõem o Autodiagnóstico nas seis dimensões de CHICS e em TIC e seu respectivo manual para aplicação, bem como a orientação do preenchimento do mesmo.

Foi realizado o 1º seminário, no dia 21 de junho de 2023, para apresentar a pactuação do cronograma consolidado do projeto, construção da Visão Cachoeiro 2030.

ETAPA 3
Levantamento de Informações e das Necessidades e Requisitos em TIC, Governo Digital e Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável.

Principal objetivo dessa fase é identificar e analisar o modelo atual de Governo Digital da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim no que tange aos seus aspectos ligados à aquisição, armazenagem e uso dos dados, arquitetura tecnológica, processos internos, recursos de TIC e segurança cibernética.

Entregas realizadas: Foi desenvolvido o autodiagnóstico de CHICS, com foco nas 6 dimensões, sendo elas: Governança; Economia; Mobilidade; Meio Ambiente; Pessoas e Qualidade de Vida. Através dele, será indicado o estado atual de seu desenvolvimento nesses aspectos e as oportunidades ofertadas pela tecnologia.

O Autodiagnóstico de Maturidade para Cachoeiro CHICS tem por objetivo obter, por meio do Comitê Gestor do Cachoeiro CHICS, a situação atual da Prefeitura Municipal em relação a cada uma das 6 dimensões de CHICS, detalhadas anteriormente, com base em um conjunto de perguntas para cada um dos componentes que compõem as dimensões.

ETAPA 4
Proposta de Iniciativas voltadas para a transformação digital e de Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável.

Será entregue: Elaboração de proposta de iniciativa para o Plano Diretor Cachoeiro CHICS, ou seja, através dos resultados alcançados pelas etapas anteriores, será traçada uma estratégia para melhorar e aprimorar tudo aquilo que for necessário.

Serão realizadas e entregues, também, estimativas de custos para a implantação sugerida acima, bem como, a elaboração de proposta para infraestrutura tecnológica e levantamento de fontes de financiamento.

Linha do Tempo

Março de 2022
Decreto nº 31.448 – Cria o programa “Cachoeiro de Itapemirim – Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (Cachoeiro CHICS).
Agosto de 2022
Workshop IBRACHICS

1º Workshop IBRACHICS em 18 de Agosto

2º Workshop IBRACHICS em 22 de Agosto

3º Workshop IBRACHICS em 25 de Agosto

4º Workshop IBRACHICS em 29 de Agosto

5º Workshop IBRACHICS em 31 de Agosto

Setembro de 2022
Workshop IBRACHICS

6º Workshop IBRACHICS em 02 de Setembro

7º Workshop IBRACHICS e Encerramento em 05 de Setembro

Abril de 2023
Contratação de consultoria – IBRACHICS
04 de Maio de 2023
Primeira reunião Unidade Gestora Municipal (UGM) – Apresentação inicial e preparação para a incoação prevista no Plano de Trabalho, esclarecendo alguns temas dentro do contexto e palestra sobre crenças.
11 de Maio de 2023
Segunda reunião Unidade Gestora Municipal (UGM)
17 de Maio de 2023
Terceira reunião Unidade Gestora Municipal (UGM)
Junho de 2023
Realização de pesquisa de opinião qualitativa sobre CHICS com a sociedade civil.
19 de Maio de 2023
Entrega do Autodiagnóstico
21 de Maio de 2023
Quarta reunião Unidade Gestora Municipal (UGM)
21 de Junho de 2023
1° treinamento da UGM