Secretaria de Saúde

Tuberculose e Hanseníase

A rede pública de saúde de Cachoeiro atua rotineiramente no combate a tuberculose e hanseníase. No caso da tuberculose, o paciente que apresentar os sintomas (tosse de três semanas, febre vespertina e suor noturno) é atendido primeiramente na unidade de saúde mais próxima. Depois, o teste de escarro é feito no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, onde fica o Programa de Tuberculose e Hanseníase, para confirmar ou não o diagnóstico.

Em caso positivo, o paciente deverá receber acompanhamento de, no mínimo, seis meses, com medicação diária, na própria unidade de saúde de seu bairro. Seus familiares também deverão passar por exames para verificar se houve transmissão da doença.

Já a hanseníase acomete os nervos e a pele, e se manifesta por meio de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, fazendo com que o paciente perca a sensibilidade nesses locais. Identificados os sintomas, ele é submetido a um primeiro teste de sensibilidade na unidade de saúde mais próxima (link) e, posteriormente, exames no Centro de Saúde.

Se o diagnóstico for positivo, o paciente passará por tratamento de seis a doze meses, com medicação. Também deverão ser feitos exames em pessoas com quem conviveu de forma mais próxima nos últimos cinco anos, uma vez que a hanseníase leva tempo maior para se manifestar.