Notícias

7 de abril

Dia Mundial da Saúde: veja os recentes avanços na rede de Atenção Básica de Cachoeiro

Basileia foi um dos bairros contemplados com novos equipamentos públicos de saúde
Foto: Patricia Pim/PMCI

Neste domingo (7) é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam o cotidiano da população.

Em Cachoeiro, os recentes avanços na rede de Atenção Básica fortalecem, cada vez mais, os atendimentos para famílias da sede e do interior, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar de toda a comunidade.

No mês de outubro de 2023, o município se destacou entre as cinco maiores cidades do Espírito Santo com os melhores resultados em índices do Ministério da Saúde, que avaliam, principalmente, o atendimento da Atenção Primária.

Para o secretário de Saúde, Alex Wingler, o fortalecimento da rede municipal de saúde de Cachoeiro é fruto de um trabalho conjunto e integrado, com foco em melhorar o atendimento à população e as condições laborais dos servidores que estão, diariamente, em contato com os cidadãos.

“Chegamos no Dia Mundial da Saúde de 2024 com uma rede de Atenção Básica muito mais fortalecida que no último ano, pois os esforços empregados para alcançar esse objetivo são contínuos e executados com planejamento. Hoje, Cachoeiro conta com um conjunto renovado de equipamentos públicos de saúde, mais bem equipados para melhor acolher servidores e pacientes”, destaca.

Entre os principais avanços na reestruturação da rede municipal de Saúde, Wingler destaca a inauguração da Casa Rosa (Unidade de Saúde da Mulher), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nos últimos anos, os bairros Basileia, Ferroviários, São Francisco de Assis e o distrito de Gironda foram contemplados com a inauguração de novas UBS. Atualmente, outras quatro unidades estão em construção nos bairros Agostinho Simonato, Nossa Senhora Aparecida, Luiz Tinoco da Fonseca e Recanto.

Além disso, diversos equipamentos públicos foram reformados e revitalizados, como as unidades de Córrego dos Monos, Itaoca e Vila Rica. No início deste ano, novas obras foram autorizadas, como a reforma e ampliação das UBS do distrito de São Joaquim e Waldir Furtado Amorim, e as reformas da Policlínica Municipal e da UPA do Marbrasa.

“São diversas obras em andamento, muitas delas previstas para serem entregues nos próximos meses, o que irá tornar a nossa rede de atendimento ainda mais robusta e bem equipada”, finaliza o secretário.

Casa Rosa é referência no atendimento à mulher

Prontuário Eletrônico

No último ano, a gestão municipal concluiu a implementação do prontuário eletrônico nas unidades de saúde, o que possibilita que diferentes profissionais de saúde acessem e atualizem as informações dos pacientes em tempo real, promovendo uma abordagem integrada no cuidado de cada indivíduo. 

Uma das principais vantagens é a otimização do tempo dos profissionais de saúde. O acesso rápido e facilitado às informações dos pacientes permite que os médicos e enfermeiros foquem na análise clínica e nos procedimentos necessários, garantindo um cuidado mais efetivo e direcionado.

Atendimento odontológico

Outro grande avanço na rede municipal de saúde de Cachoeiro foi a ampliação dos atendimentos odontológicos. Recentemente, os serviços foram unificados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III), situado na rua Resk Salim Carone (atrás da rodoviária).

O local, um dos maiores equipamentos públicos do sul do estado dedicado à saúde bucal, conta com sete consultórios e reúne os atendimentos de odontopediatria e serviços especializados como tratamento de canal, raio X, atendimento a paciente com deficiência, cirurgia oral menor de tecidos moles e duros, periodontia (cirurgias) e colocação de prótese total.

O município conta, ainda, com atendimento em casos de urgências e emergência, com plantões no Centro Municipal de Saúde “Paulo Pereira Gomes”, situado na rua Angelo Bressan, bairro Baiminas.

Centro de Especialidades Odontológicas conta com atendimento em odontopediatria

Reforço no atendimento médico

No ano de 2023, a Prefeitura de Cachoeiro contratou mais sete profissionais por meio do programa Mais Médicos. Com isso, 100% das equipes das UBS passaram a contar com médicos. Desse modo, Cachoeiro alcançou um índice de cobertura de atenção básica de 87,7% de toda a população do município, considerando que cerca de 80% dos moradores são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Combate à Dengue

Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) emprega um plano contínuo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya.

Atualmente, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Cachoeiro é o quinto município capixaba com menor número de casos registrados nas últimas semanas, com 400 notificações.

Nas estratégias de enfrentamento ao mosquito, a Semus utiliza ações volantes, como a utilização de termonebulizadores e bombas costais, além da atuação de 93 agentes de endemias, que percorrem o município eliminando focos de reprodução e orientando a população sobre o combate à dengue.

Prática de atividades físicas

Além de investir em espaços na área da saúde, a Prefeitura de Cachoeiro também atua para ampliar a oferta de equipamentos públicos de esporte e lazer, para difundir a prática de atividades físicas, essencial para manutenção da saúde e qualidade de vida.

Atualmente, o município conta com 35 academias públicas e gratuitas, na sede e interior do município, equipadas com aparelhos que trabalham diversos grupos musculares. Os espaços são gerenciados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp).

Na área do esporte, diversas quadras e ginásios poliesportivos foram construídos e renovados, como nos bairros Agostinho Simonato, Zumbi, Monte Cristo, Santa Cecília, e nos distritos de Soturno, Itaoca e Pacotuba.

Prefeitura realiza, regularmente, aulões de atividades físicas gratuitas

Projeto Saúde Mais Perto de Você

Como forma de aproximar a população dos serviços ofertados na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Cachoeiro realiza, regularmente, o projeto “Saúde Mais Perto de Você

Durante as ações, os cidadãos contam com consultas em diversas especialidades médicas, vacinação, realização e agendamento de exames, orientações, confecção do cartão do SUS e diversos outros atendimentos.

Até o momento, já foram contemplados, com o projeto, os bairros Village da Luz, Zumbi, Otto Marins, Gilson Carone, Aeroporto e os distritos de Soturno e Itaoca. Além disso, no último mês de março, o projeto realizou uma grande ação em todas as 32 UBS do município, com foco na saúde da mulher.

“Hoje, Cachoeiro conta com uma rede municipal de saúde fortalecida e bem equipada. Além dos esforços de nossa gestão, também estamos sempre em busca de parceiros para alcançar os objetivos que atendam as necessidades de nossa população”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Mutirões levam serviços de saúde a bairros e distritos