Balanço mensal

Confira as principais ações da Prefeitura de Cachoeiro em abril

Trecho da avenida Jones dos Santos Neves começou a ganhar asfalto novo
Foto: Divulgação/PMCI

Em abril, a Prefeitura de Cachoeiro deu início a importantes obras nas áreas de saúde, educação, estrutura viária, esporte e lazer.

O serviço de recapeamento asfáltico chegou à avenida Jones dos Santos Neves. O trecho entre o trevo do IBC (Sesi) e o encontro com a Linha Vermelha (próximo à Casa das Panelas) está ganhando asfalto novo.

Três ruas ganharam pavimentação com concreto: Jorge Ribeiro Macedo, no bairro São Luiz Gonzaga; Valério Chrisóstomo Vargas, no Marbrasa; e Hernani Louzada, no Santa Cecília.

Foram iniciadas reformas em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros Vila Rica, Jardim Itapemirim e Amaral. Os investimentos em melhorias nas estruturas estão estimados em quase R$ 690 mil.

Três escolas municipais também começaram a receber reformas: “Maria das Dores Pinheiro Amaral”, no bairro Elpídio Volpini; “Dona Maria Santana”, no Basileia, e Anacleto Ramos, no Ferroviários. Quase R$ 650 mil serão investidos para melhorar esses ambientes escolares.

No bairro Jardim Itapemirim, tiveram início as obras de construção de um campo de futebol society. Já no Paraíso, foi entregue a revitalização da quadra do bairro.

Ainda na área de esporte e lazer, foram destaques a entrega de novos materiais para os núcleos esportivos da Prefeitura e a seleção de mais 23 esportistas que receberão apoio do programa Bolsa Atleta Cachoeiro.

Reconhecimentos

O projeto “Unidade de Qualidade de Vida: Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, foi selecionado entre as cinco experiências mais exitosas na área da saúde pública do estado, durante a V Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”.

Pelas ações que desenvolve na área de proteção dos direitos da criança, o município de Cachoeiro foi convidado, pelo Ministério da Cidadania, a contribuir com um projeto-piloto do programa federal Criança Feliz, dedicado ao acompanhamento às crianças afastadas do convívio familiar, vítimas de maus-tratos, violência doméstica, abandono ou negligência.

Por terem alcançado bons indicadores educacionais, duas escolas da rede municipal de ensino de Cachoeiro se destacaram na segunda edição do Prêmio “Escola que Colabora”, do governo estadual.

Eventos e outras ações

A edição 2022 da Exposul Gastronomia foi realizada na Ilha da Luz, registrando cerca de 13 mil visitantes e movimentação de R$ 1,5 milhão em comercializações.

Também movimentaram a cidade as atividades do Aniversário do Rei, programação com a qual o município celebrou os 81 anos do cantor Roberto Carlos.

Pela primeira vez, a Prefeitura levou, aos bairros Rui Pinto Bandeira (Pracinha da Cultura) e BNH de Cima, o projeto Balcão de Empregos, que facilita, para os moradores, o cadastro para vagas de trabalho oferecidas no município.

As oficinas comunitárias para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental começaram os trabalhos pelo interior de Cachoeiro.